domingo, 25 de janeiro de 2015

INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA PINTRO



 As informações abaixo foram repassada por Ana Maria Pintro Arruda e autorizadas para postagem no blog.

Olá Hildo!

Como você fez também vou compartilhar o pouco que sei sobre a parte da Familia Pintro/Pintaro da qual sou descendente: meu nome é Ana Maria Pintaro Arruda, filha de Baptista, neta de Izidoro, bisneta de Luigi, trineta de Michele e tetraneta de Giuseppe.
Michele Pintaro e sua esposa Maria vieram para o Brasil com seus sete filhos: Luigi, Teresa, Angela, Rosina, Giuseppina, Amadeu e Maria. Segundo o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, chegaram ao Rio Grande em 04/03/1893, vindos do Rio de Janeiro no navio Aymoré e seguiram para a colonia em Alfredo Chaves?(é o que consta) dia 13/04/1893. Este documento tem algumas falhas pois consta que os filhos são Luigi, Angelo, Giuseppe, Amadeo e duas filhas com nome de Maria e não consta nome da Rosina.
Meu bisavô Luigi nasceu no dia 14/05/1872 na Itália e faleceu dia 27/07/1939 (67 anos) em Lageado Bonito, município de Cruzeiro, hoje Catanduvas-SC. Casou em 1897 em Caxias do Sul, com 25 anos com Jacomina Tomase (Jacoba Thomaz), tiveram treze filhos: Francisco, Izidoro, João, Lourenço, Miguel, Raimundo, Vicente, Adelaide, Ana, Catarina, Ermínia, Luiza e Maria. Não sei dizer se todos nasceram em Caxias, pode ser que os mais novos nasceram em Santa Catarina.
O nono Izidoro nasceu em Caxias em 1898 e faleceu em Araruna-PR em 15/03/1984 (85 anos). Casou com Anna Thomaz que era prima dele em 1921, com 23 anos em Feliz-RS, tiveram oito filhos: Laura, Zelinda, Zelmina, João, Baptista (meu pai), Zulmira, Gumercindo e Zenóbia, todos já falecidos.
Dos filhos do Luigi que foram para o Paraná que eu sei foram o nono Izidoro, os tios João, Chico e Vicente e as tias Maria e Ana, com os quais convivi até as suas mortes (exceção do Vicente).
Em anexo enviei quatro fotos:
Na primeira da esquerda para a direita estão a tia Ana, tio Chico, Tia Bete (irmã da nona Anna), tia Maria, tio João e o nono Izidoro
Casamento do tio Vicente.
Tia Adelaide e família
Casamento da tia Catarina, que deve ter saído de mudança de Santa Catarina para Glória de Dourados-MS

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite. Meu nome é Ricardo e sou neto do Vicente. A minha vó Elça que está na foto completa 87 anos agora em dezembro. Tenho um filho que por coincidência se chama Luigi. Meu e-mail é ricardo_72_98@yahoo.com